Notícias

Turbinas adicionais estão prontas para gerarem energia com exclusividade para Rondônia e Acre

UHE Santo AntônioFalta muito pouco para que a população de Rondônia e Acre comece a perceber os benefícios que a geração de energia exclusiva das seis turbinas adicionais da Hidrelétrica Santo Antônio proporcionará para os dois estados.

A última etapa para que as turbinas entrem em operação nos próximos dias depende apenas da realização das audiências públicas programadas para hoje e amanhã, em Jacy-Paraná e Porto Velho, nas quais a empresa reapresentará o projeto de ampliação da capacidade de geração da hidrelétrica, que consistiu na instalação de seis turbinas adicionais e necessita, a partir de agora, elevar o reservatório em 80 cm.

As seis novas turbinas têm capacidade para gerar 417,6 Megawatts (MW) e atenderão a 40 % do consumo atual dos dois estados, aumentando a estabilidade energética; contribuindo para a atração de novos empreendimentos que deverão ampliar a oferta de empregos; além de proporcionar mais conforto para as pessoas.

A energia produzida sairá da hidrelétrica, percorrerá 20 km por meio de uma linha de transmissão – já pronta para receber a energia gerada e implantada pela própria hidrelétrica, até a subestação Porto Velho da Eletronorte, que a distribuirá para Rondônia e Acre.

Mais recursos para Rondônia e Porto Velho

Além dos benefícios diretos proporcionados pela produção exclusiva de energia em termos de fornecimento para a região, a ampliação da capacidade de geração da Hidrelétrica Santo Antônio também contribui significativamente para que Rondônia e Porto Velho recebam mais recursos para investir no estado e no município.

As seis turbinas adicionais contribuirão para aumentar o recolhimento de ICMS sobre a energia gerada, que será pago ao Estado de Rondônia e repassado, via FPM, aos 52 municípios.

Além do ICMS, o montante recolhido como Contribuição pelo Uso Hídrico, popularmente conhecido como “royalties”, também aumenta, beneficiando diretamente Rondônia, com 45%, e Porto Velho, com outros 45%.

Comentários desativados em Turbinas adicionais estão prontas para gerarem energia com exclusividade para Rondônia e Acre