Notícias

Sistema de transmissão de energia é tema de seminário

interna_0719_seminarioA Santo Antônio Energia realizou esta semana, nos dias 16 e 17 de julho, um seminário sobre as instruções para a energização e operação do sistema de transmissão de energia das usinas hidrelétricas do rio Madeira. É este sistema que vai possibilitar a transmissão de energia, em corrente contínua, das usinas Santo Antônio e Jirau, em Rondônia, até Araraquara, no interior de São Paulo, por meio de duas linhas de transmissão de mais de 2.300 quilômetros de extensão. De Araraquara, a energia chegará a todo o Brasil por meio do Sistema Interligado Nacional.

 

O seminário foi realizado no auditório da usina hidrelétrica Santo Antônio, que já possui 14 turbinas em operação, e contou com a presença de engenheiros do Operador Nacional do Sistema (ONS) que vieram de Brasília especialmente para explicar o assunto. “Estamos instruindo e informando sobre os procedimentos necessários para operação deste sistema”, explicou o engenheiro Gilson Theiss, do setor de Normatização do ONS.

 

Nos dois dias, o seminário contou com público de cerca de 100 pessoas representantes da ESBR, Termonorte, Eletrosul, Eletronorte, IE Madeira e Omega, ou seja, todas as empresas envolvidas na geração e transmissão de energia elétrica.

 

Segundo o gerente de Operação e Manutenção da Santo Antônio Energia, Amauri Alvarez, o seminário possibilitou esclarecer o assunto para todos os agentes envolvidos. “Não medimos esforços para trazermos aqui todos os envolvidos e estamos felizes porque houve um entendimento sobre a operação dos equipamentos e sua segurança”, explicou.