Notícias

Sistema de gestão de segurança é premiado

A Santo Antônio Energia, responsável pela operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, foi agraciada com o título “Ferramenta Prevencionista 2011”, outorgado pela Agência Brasil de Segurança (ABS), em virtude da utilização de um sistema inédito de inspeção online para atender a área de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SSTMA). O prêmio foi entregue na noite do dia 12 de abril, em evento realizado em São Paulo, ao responsável pela implantação da ferramenta, o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Santo Antônio Energia, Marcelo Pires Ferreira Prado.

 

Anualmente, a ABS premia empresas que inovam nas áreas de gestão de saúde e segurança do trabalho, meio ambiente industrial e de prevenção e combate a incêndios e emergências. Para isso, a comissão organizadora analisa e destaca cases, ferramentas e ações em prevenção que são apresentadas no decorrer do período avaliado – no caso, o ano de 2011.

 

Com o sistema SSTMA, o trabalho de campo que antes era realizado por um técnico que utilizava caneta esferográfica comum e formulários de check-list para depois ser digitado, tabulados e só então transformados em informações foi informatizado, o que possibilita a otimização de tempo e qualidade do trabalho.

 

Agora cada técnico trabalha com uma caneta inteligente que possui tinta, mas que escreve em um papel especial. Ao término da inspeção, os dados são gravados nas canetas, descarregados através do Bluetooth e o servidor decodifica os dados manuscritos, tabula e transforma em gráficos com indicadores gerenciais que ficam disponíveis para as tomadas de decisões pela gerência.

 

“Com o sistema SSTMA, a produtividade da equipe cresceu em 30%, aumentando também a confiabilidade dos dados e a rapidez de identificação do problema e do acompanhamento das ações de melhoria”, explica Prado.

 

Originalmente, o sistema foi desenvolvido para elaborar relatórios. Diante do interesse da Santo Antônio Energia, a empresa adaptou o software para a demanda proposta. Para isso, foi desenvolvido aproximadamente 40 formulários usados nas inspeções para coleta de dados e testes entre novembro de 2009 e janeiro de 2010, quando foi implantado definitivamente.

 

“O destaque é que é possível o monitoramento em tempo real das áreas de trabalho e onde está cada frente de trabalho. Acredito que a Santo Antônio Energia é a primeira empresa a usar este tipo de tecnologia voltada à segurança do trabalho”, assegura Prado.