Notícias

Sementes são doadas para arborizar Porto Velho

Porto Velho vai ficar mais arborizada. A Santo Antônio Energia vai entregar até o mês de dezembro para a prefeitura da capital, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), 60 mil sementes que serão usadas na arborização da cidade. A ação faz parte de um Termo de Cooperação assinado entre a concessionária e a prefeitura em abril de 2012.

 

As primeiras 30 mil sementes foram entregues em 21 de setembro, no Dia da Árvore, durante evento. Na ocasião, pessoas da comunidade e convidados fizeram o plantio de mudas de Sibipiruna e Ipê Rosa, espécies ornamentais que deixarão a praça ainda mais bonita.

 
As sementes entregues pela Santo Antônio Energia são de Angelim, Caju, Carambola, Copaíba, Flamboyant, Ingá, Ipê-Roxo, Pinho-cuiabano, entre outras. Elas serão usadas no Programa de Arborização e Recuperação de Áreas Degradadas de Porto Velho. Trata-se de um programa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente para arborizar praças, parques, ruas, escolas e condomínios da cidade. A escolha das espécies levou em conta o sombreamento e o embelezamento proporcionado pelas árvores.

 

Além das sementes, estão sendo entregues pela concessionária os substratos – que são terra preta, areia lavada, esterco e adubo. “Esta doação é muito importante. A arborização contribui com o meio ambiente e melhora a qualidade de vida das pessoas porque garante um local mais agradável, com sombra e flores que fazem qualquer lugar ficar mais bonito”, afirma a analista Socioambiental da Santo Antônio Energia, Neidiane Reis.
 
As sementes são coletadas pela equipe do Programa de Conservação da Flora da concessionária na área de influência da Usina Hidrelétrica Santo Antônio e em algumas avenidas da cidade. Depois, é a própria equipe da Sema que faz a germinação no viveiro, localizado no Parque Natural de Porto Velho, e, posteriormente, o plantio das mudas. As mudas também serão utilizadas no programa Disque Plante uma Árvore (0800 647 5445), da Prefeitura de Porto Velho.