Notícias

Santo Antônio Energia realiza sexta campanha de monitoramento de população

A concessionária Santo Antônio Energia está realizando a sexta campanha de monitoramento de população na área urbana de Porto Velho, para verificar se houve acréscimo ou redução no número de habitantes da capital em decorrência da construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.

O monitoramento é necessário para avaliar se houve afluxo de pessoas atraídas pela obra de construção da usina que já está no quinto ano. Os métodos de monitoramento são os mesmos utilizados pelo IBGE, onde são escolhidos cerca de 800 domicílios para aplicação de questionário, onde se afere a quanto tempo a pessoa está em Porto Velho e a razão pela qual ela se mudou para esta cidade.

O coordenador de Sustentabilidade Alexandre Queiroz estima que haverá um decréscimo e estabilização no número de moradores de Porto Velho. “Vale ressaltar que a quantidade de pessoas atraídas pelos empreendimentos em construção ficou dentro do que foi estimado nos estudos realizados antes do início das construção. Houve ainda o fato que o início das obras coincidiu com concursos públicos federais, o que também contribuiu para a chegada de migrantes para Porto Velho”.

O monitoramento de população é previsto no Plano Básico Ambiental da UHE Santo Antônio, foi iniciado em setembro de 2009 e deve ser estendido até um ano após a conclusão das obras da hidrelétrica. A empresa Praxis Consultoria, de Belo Horizonte, é que executa o monitoramento e analisa os resultados da pesquisa.