Notícias

Santo Antônio Energia conclui revitalização do complexo histórico da ferrovia Madeira-Mamoré

Maior ponto turístico de Porto Velho foi renovado para receber museus, feiras, restaurantes e salas comerciais, tudo com ampla acessibilidade

A Santo Antônio Energia concluiu a sua parte da revitalização do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, em Porto Velho. A obra teve duração de 16 meses e representa um investimento de R$ 23 milhões, com intervenções em todo o espaço público, que possui 115 mil metros quadrados, área equivalente a 16 campos de futebol.

Inaugurada em 1912, a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi uma das obras mais significativas no ciclo da borracha na Amazônia, responsável por facilitar o escoamento do látex colhido na região de Rondônia e Bolívia, onde o acesso era restrito devido às inúmeras cachoeiras existentes no rio Madeira, até Porto Velho, local onde a navegação permitiria sua exportação. Em 1966, após 54 anos, a estrada parou de ser utilizada, sendo substituída por uma rodovia. 

Compensação social da Hidrelétrica Santo Antônio, as obras transformaram totalmente o complexo. Quatro galpões foram renovados e terão novos usos. Os galpões 1 e 2 serão museus, agora interligados por uma nova passarela coberta. O local recebeu pintura e piso novo, além da instalação de banheiros e do conserto de peças.

O segundo espaço ganhou um mezanino, com elevador, e mais iluminação, escada e banheiros. A novidade no galpão 2 é colocação de proteção de vidro nos trilhos da estrada de ferro que ficavam no local. Agora, as peças estão resguardadas e também visíveis para o público.

Já o galpão 3, onde havia uma Marinha, a laje foi inteiramente reconstruída, porque tinha a estrutura comprometida. Também houve substituição de todo o revestimento de paredes e cobertura. No piso inferior do local, haverá espaço para a comercialização de artesanato, enquanto o andar superior terá um restaurante com ampla sacada e vista para o Rio Madeira, também acessado por elevador.

O local onde está o galpão 4 foi totalmente limpo, ganhou salas comerciais e um espaço para uma reserva técnica, além de ter parte dos antigos equipamentos revitalizados. Todas as estruturas receberam intervenções para garantir acessibilidade ao público.

“Foi uma obra bastante complexa, tendo em vista os detalhes construtivos. Fizemos tudo com muito carinho e estamos honrados de entregar essa parte importante da história de Rondônia e do Brasil para a prefeitura de Porto Velho”, afirma Roberto Junqueira, presidente da Santo Antônio Energia.

A reabertura definitiva da praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré será feita pela prefeitura de Porto Velho nos próximos meses, após alguns ajustes finais de detalhes na obra. Haverá chamamento público relativo ao processo de licitação para a escolha da empresa administradora do espaço.

Entre os trabalhos realizados pela Santo Antônio Energia estão a criação de posto policial, redes de drenagem interna, rede de coleta de esgoto com unidade de tratamento própria, instalações elétricas com subestações, estacionamentos para mais de 200 carros, circuito de caminhada e paisagismo.

Comentários desativados em Santo Antônio Energia conclui revitalização do complexo histórico da ferrovia Madeira-Mamoré