Notícias

Santo Antônio Energia apoia Conexão Sebrae com exposição de pirarucus

Quem só conhece o pirarucu pelo seu característico sabor em pratos típicos da culinária regional tem, até o próximo sábado, 24 de agosto, a oportunidade de conferir a espécie, que é um dos maiores peixes de água doce do mundo, no Espaço Sebrae, instalado na praça de eventos Calama do Porto Velho Shopping. O Espaço integra as atividades do Conexão Sebrae, evento criado pela instituição para estimular e fortalecer iniciativas empreendedoras no município de Porto Velho.

O aquário com seis filhotes do peixe, que pode chegar a medir três metros e pesar mais de 200 quilos, é uma contribuição da Santo Antônio Energia – concessionária responsável pela implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio. O tema “Pirarucu” foi escolhido para compartilhar com os visitantes da exposição um dos projetos desenvolvidos pela empresa junto aos moradores de reassentamentos rurais, como forma de estimular a geração de renda destas famílias.

A empresa investiu no desenvolvimento de técnicas para criação do Pirarucu em escala comercial. Em um dos experimentos foi implantado o sistema superintensivo, que maximiza o uso da área permitindo a produção de até 50 quilos de peixe por metro cúbico de água, enquanto no sistema convencional extensivo, a produção não chega a um quilo de peixe por metro cúbico. Segundo dados da Emater, uma das parcerias nesse projeto, em dois anos de trabalho foram comercializados mais de 4 mil exemplares de peixes em idade juvenil.

O Conexão Sebrae é gratuito e até sábado (24) oferece palestras, cursos, consultorias e ambientes de realidade virtual, além de exposições culturais e tecnológicas.

Comentários desativados em Santo Antônio Energia apoia Conexão Sebrae com exposição de pirarucus