Notícias

Ribeirinhos de Cujubim Grande recebem agroindústria de processamento de frutas

açaiA Agroindústria de Processamento de Frutas de Cujubim Grande (distante 40 quilômetros de Porto Velho, no médio rio Madeira), inaugurada na tarde de sexta-feira (19), processará as frutas produzidas na região – açaí, abacaxi, acerola, cupuaçu, caju, cajá, goiaba. Com a agroindústria, os pequenos produtores terão aumento na renda familiar, o que pode garantir a permanência das famílias no campo.

A processadora de polpas será administrada pela Cooperativa do Agroextrativismo do Baixo e Médio Madeira – Coomade, que é composta por 100 cooperados e emprega diretamente 14 trabalhadores. A agroindústria possui uma área de processamento com câmaras frias, setor de embalagens, armazenamento e laboratório e a capacidade de processar 600 quilos de matéria prima por hora. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, se configura como a maior Agroindústria do Estado, neste segmento.

A inauguração foi prestigiada por representantes do Ministério da Agricultura, Ibama, Organização das Cooperativas do Brasil, Emater, Câmara de Vereadores de Porto Velho, entre outras entidades.

O representante da concessionária Santo Antônio Energia, Kaio Ribeiro, destacou a importância da agroindústria para o desenvolvimento local, não só de Cujubim Grande, mas de toda a região do entorno, pois os produtores poderão encaminhar as frutas para serem beneficiadas.

É mais uma ação realizada pela Santo Antônio Energia, através do Programa de Ações à Jusante da concessionária, previsto no Plano Básico Ambiental para a implantação da Hidrelétrica Santo Antônio.

Comentários desativados em Ribeirinhos de Cujubim Grande recebem agroindústria de processamento de frutas