Notícias

Reta final para a inauguração da agroindústria de processamento de aves

agroindustria de avesFalta pouco para a inauguração da primeira agroindústria familiar do Estado de Rondônia com certificação para abate, processamento e comercialização de galinha caipira.

As obras de construção da agroindústria, localizada no assentamento Flor do Amazonas, na área rural de Candeias do Jamari, foram concluídas pela Santo Antônio Energia este mês. Os  próximos passos serão a aquisição e montagem dos equipamentos pelo Incra. A expectativa é de que até o mês de julho a produção seja iniciada  com o abate de até 200 aves por dia, para venda da galinha caipira orgânica (criada sem hormônios),  inteira ou fracionada, para Rondônia e outros Estados do país.

“Não vejo a hora de ver tudo funcionando”, relata Maria Mattara, que é presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares do assentamento Flor do Amazonas (Cooaffa), que administrará a agroindústria. Ela é uma das principais criadoras de galinha caipira do assentamento, com mais de 250 aves em seu lote. Maria participou de todos os cursos de capacitação que começaram há dois anos e orientaram sobre medidas sanitárias, vacinação, alimentação das aves, prevenção de doenças, custos de produção, processamento, gestão e administração. O vizinho dela, José Leite, também é um importante criador do assentamento, possuindo cerca de 300 aves. “Esta agroindústria é um sonho que se realiza”, declara José.

Na semana passada, Maria Mattara, José Leite e outros criadores de galinha caipira estiveram na agroindústria conferindo de perto a conclusão da obra que foi mais uma ação do Programa de Apoio à Agricultura Familiar da Santo Antônio Energia. Na mesma ocasião foi realizada pelo Idaron (Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia) a vistoria estrutural e no próximo semestre a produção do assentamento já estará ganhando a mesa do consumidor porto-velhense e as prateleiras dos mercados do Estado.

Comentários desativados em Reta final para a inauguração da agroindústria de processamento de aves