Início / Sustentabilidade / Desenvolvimento Regional

Desenvolvimento Regional

 

Desenvolvimento da Região Norte

 

Instalada a 7 km do centro da capital Porto Velho, a Hidrelétrica Santo Antônio proporcionou benefícios estratégicos ao Norte do país. Com a absorção de mão-de-obra, o pagamento de royalties e a melhoria na oferta de energia elétrica de qualidade, o funcionamento da hidrelétrica estimula a atividade industrial e comercial local e abre novas possibilidades de frentes de negócios, geração de capital e crescimento dos setores de indústria, comércio e serviços.

Do aumento na oferta de empregos ao pagamento de royalties para o Estado de Rondônia, a hidrelétrica operando a plena carga apresenta números expressivos de desenvolvimento: são cerca de 420 pessoas contratadas diretamente na fase de geração plena e cerca de 800 para projetos específicos, incluindo biólogos, engenheiros, técnicos em manutenção e outros.

 

 

 

Outro projeto socioambiental de suma importância foi a restauração da histórica Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, uma herança do ciclo da borracha cuja construção foi concluída em 1912, em parceria com a Prefeitura de Porto Velho e com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Ainda no nicho do turismo, a Santo Antônio Energia auxiliou na instalação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) no Aeroporto Internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, um local onde os turistas podem obter informações sobre a cidade, as opções de lazer, programações culturais, pontos turísticos, entre outros.

Além disso, ainda foram destinados R$ 30 milhões para investimentos no distrito de Jaci-Paraná. Desde então, foram concluídas obras como o Parque do Comércio e a reforma da Unidade de Pronto Atendimento que, juntas, compuseram um cenário de parceria entre a prefeitura e a Santo Antônio Energia para a realização de ações que visam melhorar a qualidade de vida da comunidade.