Notícias

Preservação: Crianças aprendem sobre a conservação das tartarugas da Amazônia

DSC02744As grandes tartarugas da Amazônia, encontradas no rio Amazonas e seus afluentes, como o rio Madeira, podem chegar a 90 centímetros de comprimento e atingem mais de 50 quilos. Como possuem a carne e os ovos muito apreciados pela culinária local, acabam sofrendo com a captura excessiva de animais e ovos.
Para preservar as tartarugas na natureza, a Santo Antônio Energia criou a campanha “Amigos do Rio”, que este mês levou ações de conscientização ambiental para mais de duas mil crianças e adolescentes dos 3 aos 14 anos, moradoras dos reassentamentos construídos pela empresa e também para crianças de Jacy-Paraná.
Os trabalhos foram desenvolvidos de forma lúdica com uso de pintura, brincadeiras e atividades de reciclagem que transformaram garrafas PET e caixinhas de leite em tartaruguinhas de brinquedo. A intenção foi de que as crianças reconheçam estes animais, tão comuns na comunidade ribeirinha, como “amigos”, ajudando na sua preservação.
A Escola Municipal Riacho Azul, localizada no reassentamento de mesmo nome, IMG_3480distante 20 quilômetros de Porto Velho, na margem esquerda do rio Madeira, recebeu a campanha “Amigos do Rio” neste mês. Segundo a diretora da escola, Francisca Brito, todos os alunos participaram e gostaram das atividades. “Como estamos na zona rural da cidade, é importante que as crianças, desde bem pequenas, saibam do risco de extinção desses animais e ajudem na sua preservação”, declarou.

Comentários desativados em Preservação: Crianças aprendem sobre a conservação das tartarugas da Amazônia