Notícias

Oficinas de artes para crianças ribeirinhas

Crianças e adolescentes na faixa etária de nove a 16 anos, moradores em quatro localidades ribeirinhas e uma urbana, serão beneficiadas por mais um projeto que promove a iniciação às artes plásticas. As aulas serão ministradas pelo artista plástico Mikéliton Pereira Alves, natural do sertão paraibano, que está viajando pela Amazônia desde 2006, retratando em suas pinturas e desenhos as paisagens e o jeito de viver do povo da região.

 

Ele já produziu obras sobre as cidades de Boa Vista (RR), Palmas (TO), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), onde registrou em óleo sobre tela cenas do cotidiano das pessoas que vivem às margens do rio Madeira, antes do início da formação do reservatório da UHE Santo Antônio. Reunidas na coleção “Madeira – Gigante da Floresta”, elas foram expostas em Brasília no ano passado e utilizadas em diversos materiais institucionais da empresa como forma de divulgar os valores e crenças destas comunidades em todo o país.

 
Oficinas
As oficinas serão ministradas nas localidades de Jacy-Paraná, Vila Nova de Teotônio, São Sebastião – comunidades localizadas no entorno da UHE Santo Antônio e no bairro Triângulo. As aulas foram iniciadas no dia 4 de junho e prosseguem até o mês de outubro. O artista ficará duas semanas em cada comunidade.
 

Esta é a segunda vez que a Santo Antônio Energia oferece a oportunidade para que crianças e adolescentes desenvolvam suas habilidades artísticas através da pintura e do desenho retratando as paisagens e o cotidiano da região, especialmente expondo a cultura amazônica e rondoniense.

 

Segundo Mikéliton, as oficinas realizadas durante o ano de 2010 nas comunidades ribeirinhas “despertaram o interesse dos jovens, que passaram a procurar-me querendo saber quando haveria outra oportunidade. A Santo Antônio Energia está proporcionando estas oficinas em que oferecemos os conhecimentos técnicos e o material e os alunos desenvolvem suas habilidades natas”.