Notícias

Moradoras concluem curso de bordado

Moradoras do reassentamento Novo Engenho Velho concluíram esta semana o curso de bordado ministrado em parceria pela Emater e a Santo Antônio Energia. Participaram do curso 17 pessoas que, durante dez dias, aprenderam a decorar tecidos utilizando o ponto cruz e o chamado vagonite (um ponto mais simples), que enfeitam com delicadeza panos de prato, toalhas e roupas de cama.

Uma das alunas foi Rosicléia Batista, de 32 anos. Casada e mãe de quatro filhos, ela cria galinhas, cultiva uma horta e fez questão de participar das aulas. “Fiz este curso para me aprimorar porque gosto de saber de tudo um pouco, aliás, já recebi encomendas para vender os panos de prato bordados que aprendi a fazer aqui”, revelou.

A professora do curso, Jaqueline Ribeiro Rosa, que é extensionista social da Emater, aprovou o empenho das alunas e informou que a intenção é de que as peças produzidas sejam vendidas na feira da Emater que acontece uma vez por semana. “O esforço delas sempre me emociona”, declarou.

No Novo Engenho Velho, localizado na margem esquerda do rio Madeira, vivem 40 famílias que antigamente residiam onde é hoje o canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio. Além do curso de bordado, a comunidade do reassentamento já participou de cursos de corte e costura e pintura em tecido. Agora está ocorrendo o curso de informática básica que segue até o mês janeiro.