Notícias

Projeto social Geração Criativa investe em talentos

O projeto social Geração Criativa, da Santo Antônio Energia, que leva a arte por meio de oficinas de pintura e desenho às comunidades de Porto Velho, teve boa repercussão nas duas primeiras fases, das quais participaram mais de 100 pessoas. Na última etapa do projeto, que está acontecendo desde o início de novembro, 16 alunos que tiveram bom rendimento e se destacaram nas fases anteriores estão recebendo as aulas de conhecimentos avançados, cujo objetivo é formar novos multiplicadores.

As atividades estão ocorrendo na comunidade de São Sebastião, no distrito de Jacy-Paraná e nos Reassentamentos Riacho Azul e Vila Nova de Teotônio. As aulas acontecem uma vez por semana e devem durar até o dia 20 de dezembro deste ano. Os conteúdos ensinados são técnicas de pintura decorativa em paredes, portas, janelas, armários, móveis, pintura em tela, desenhos e outras.

Em cada turma o trabalho é desenvolvido de acordo com o perfil do público. Em Riacho Azul, por exemplo, a turma é formada por mulheres que já possuem certo domínio da pintura. Elas estão aprendendo mais sobre Filosofia e História da Arte.

“O objetivo agora é prepará-los para que eles se desenvolvam cada vez mais na pintura e que possam se tornar um multiplicador da arte na sua comunidade”, destaca Mikéliton Alves, artista plástico que ministra as aulas. “Preparamos oito aulas para cada turma, sendo uma por semana, nos meses de novembro e dezembro. Acredito que alguns possam seguir carreira na pintura, pois já estão até pensando em formar um grupo para fazer exposições coletivas. Penso que Rondônia está ganhando novos e promissores artistas”, conclui o facilitador.