Notícias

Usina recebeu quase 2.000 visitantes em 2012

O Programa de Visitas à Usina Hidrelétrica Santo Antônio, da Santo Antônio Energia, empresa responsável pela construção e operação do empreendimento, recebeu 1.927 pessoas ao longo de todo o ano de 2012. O propósito dessas visitas, coordenadas pela equipe de Relações Institucionais da concessionária é mostrar a dimensão da obra, a sua importância e explicar como ocorre a instalação de uma usina deste porte em plena região amazônica e todos os cuidados envolvidos no processo.

Em 2012 foram recebidos moradores de reassentamentos, jornalistas, acadêmicos, pescadores, indígenas, militares, autoridades locais, lideranças religiosas, além de representantes de órgãos reguladores e fiscalizadores da implantação da usina, como Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), ANA (agência Nacional de Águas), Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento) e dos ministérios de Minas e Energia, Desenvolvimento, Planejamento e Integração Nacional, também embaixadores do Peru e Hungria.

“A usina, que está em operação desde março de 2012, sempre atraiu o interesse dos mais diversos públicos por ser uma referência em construção sustentável na Amazônia”, destaca Paulo Damião, diretor de Relações Institucionais da Santo Antônio Energia. “A disposição da empresa em receber todas estas pessoas demonstra o compromisso com a transparência, dando a oportunidade para que as instituições conheçam o empreendimento e o que acontece dentro dele”, finaliza.

As visitas costumam acontecer em grupos, com roteiros pré-estabelecidos. Paralelamente ao programa de visitas ao canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, a concessionária promoveu visitas guiadas para formadores de opinião de Porto Velho às obras de restauro do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.