Notícias

Música na Estrada termina com concerto gratuito de Orquestra

A Santo Antônio Energia patrocina em Porto Velho a terceira edição do Música na Estrada, projeto itinerante que promove a popularização da música erudita e a formação de plateia em cidades onde este tipo de manifestação cultural é menos difundida.

 

O projeto foi iniciado esta semana na capital rondoniense com oficinas de violino e viola, violoncelo e contrabaixo, flauta, clarineta, trombone e trompete  para pessoas que já possuíam conhecimento musical. As oficinas ocorreram de segunda a quarta-feira nas escolas Daniel Neri e Som da Leste, na zona Leste da cidade,  e contaram com a presença de mais de 100 de  alunos. As aulas foram ministradas por professores que vieram de vários Estados e que são catedráticos e integrantes de orquestras. Segundo a diretora do projeto, Márcia Ximenes, nestes três dias de oficinas em Porto Velho foi possível o aprimoramento de técnicas de respiração, posicionamento, aquecimento,  afinação de instrumentos, entre outros aprendizados.

 

Na oficina de violino e viola, que contou com mais de 30 alunos, uma das participantes foi Cíntia Martins, de 15 anos, moradora da zona Leste de Porto Velho. “Faço aulas de violino há um ano e dez meses e vim aqui para me aprimorar. Quero ser musicista”, afirmou a jovem.

 

As oficinas já terminaram, mas o projeto Música na Estrada segue até o sábado, dia 3 de agosto, quando haverá um concerto gratuito da Orquestra de Câmara Filarmonia, formado por músicos de todo o Brasil. Eles estarão em Porto Velho especialmente para a apresentação que terá  regência do maestro Marcos Arakaki, que é regente da Filarmônica de Minas Gerais. No repertório, obras de Bach, Mozart, Sivuca, Luiz Gonzaga e Beatles. O evento gratuito será no teatro do Sesc Esplanada (Avenida Presidente Dutra, 4.175 – Olaria). É importante ficar atento para os horários: às 18h haverá uma palestra gratuita do maestro e às 20h será realizado o concerto. Os ingressos para a palestra e o concerto podem ser retirados na portaria do Sesc Esplanada, no sábado, a partir das 17h. O local tem capacidade para cerca de 200 pessoas. Mais informações pelo e-mail: contato@kommitment.com.br