Notícias

Mais 500 hectares revegetados

A Santo Antônio Energia concluiu os trabalhos de revegetação na Área de Preservação Permanente (APP) de 500 hectares, localizada na margem esquerda do reservatório da usina hidrelétrica. Foram plantados, de novembro do ano passado a março deste ano, cerca de 150.000 mudas de árvores nativas da região Amazônica como Samaúma, Açaí, Andiroba, Pequiá entre outras. A escolha das espécies considerou, principalmente, o fato de serem nativas e sua capacidade de desenvolvimento rápido. O plantio, que é uma condicionante do Ibama para a implantação da usina hidrelétrica, tem os objetivos de recuperar a área às margens do reservatório, interligando os fragmentos florestais, contribuindo para a perpetuação das espécies e para a proteção do leito do rio e de suas encostas.

 

As mudas plantadas foram produzidas no viveiro do Parque Natural, que é uma parceria entre a Prefeitura de Porto Velho e a Santo Antônio Energia, localizado no Parque Natural. Participaram do plantio cerca de 50 pessoas entre biólogos, engenheiros florestais, técnicos e auxiliares.

 

Neste mês de abril e durante todo ano estão sendo realizados trabalhos de monitoramento com o acompanhamento do desenvolvimento das mudas, prevenção a incêndios e a ataques de formigas.

 

Na margem direita do reservatório a revegetação foi feita em 2011 em uma área de 144 hectares. Até o ano de 2015 o Programa de Conservação da Flora da Santo Antônio Energia deverá revegetar aproximadamente outros 1.300 hectares, totalizando quase 2.000 hectares de área recuperada.