Notícias

Laboratório reúne peixes da Amazônia

Prestes a ser inaugurado, o prédio de Coleções Zoológicas e Laboratórios Integrados da Universidade Federal de Rondônia (Unir), recebe a visita do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, no dia 24 de outubro. O laboratório fica em Porto Velho (RO) e foi construído pela Santo Antônio Energia, empresa responsável pela implantação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio.

 

No prédio estão coleções de grupos zoológicos e botânicos, onde está o segundo maior conjunto de tecidos de peixes do Brasil, com mais de 10 mil amostras, e também a terceira coleção de peixes reconhecida da Amazônia, considerada uma das melhores do país em termo da qualidade e precisão de identificação do acervo.

 

A maior parte dela, inclusive, é fruto de pesquisas feitas pelas equipes da Santo Antônio Energia e Unir que realizam um levantamento sobre as espécies de peixes da bacia do Madeira e sua ecologia e biologia, desde 2009. Ao longo dos últimos anos foi identificada a ocorrência de 970 espécies de peixes na região, algumas delas raras entre as coleções do mundo e, pelo menos, 40 espécies novas para a ciência.