Notícias

Usina já opera 100% da Casa de Força I

A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO), já opera plenamente as oito turbinas que compõem a Casa de Força I, localizada na margem direita do rio Madeira. A Santo Antônio Energia, empresa responsável pelo empreendimento, recebeu no dia 18 de dezembro de 2012 o aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o início de geração da 8ª unidade geradora.

Uma das primeiras grandes obras do Programa do Aceleramento do Crescimento (PAC), do Governo Federal, a entrar em operação, a Usina Hidrelétrica Santo Antônio está em operação desde março de 2012, nove meses antes do cronograma original, gerando energia comercialmente e beneficiando a população e as empresas dos Estados de Rondônia e do Acre.

A antecipação somente foi possível porque a usina tem um layout inovador, com quatro casas de forças independentes que podem gerar energia já com a finalização da montagem e instalação da primeira unidade geradora, sem ter de esperar o término da obra. Além da autorização para colocar em operação a oitava unidade geradora, a concessionária também foi autorizada a iniciar os testes da turbina 9, localizada na Casa de Força II, na margem esquerda.

Quanto estiver operando plenamente, no final de 2015, a hidrelétrica vai gerar energia suficiente para atender a demanda de mais de 40 milhões de pessoas.