Notícias

Em ritmo acelerado

A Usina Hidrelétrica Santo Antônio mantém ritmo acelerado na produção de energia. A sétima turbina já está em pleno funcionamento e a oitava, última unidade da Casa de Força 1, instalada na margem direita do rio Madeira, opera em testes.

O aval da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para acionar a penúltima turbina foi publicado em 27 de novembro, no Diário Oficial da União e, nos próximos dias, deve ser divulgada a liberação de operação da oitava unidade, que iniciou os testes no dia 8 de novembro.

A Santo Antônio Energia é a empresa responsável pela construção e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, que começou a gerar energia no dia 30 de março a partir do acionamento de duas turbinas do tipo bulbo. Em 2015, com todas as unidades acionadas, a usina terá capacidade para abastecer mais de 40 milhões de pessoas em todo o país.

O investimento total para implantação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio é de R$ 16 bilhões, dos quais R$ 1,6 bilhão está sendo aplicado em ações socioambientais para minimizar possíveis impactos decorrentes do empreendimento.

Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Furnas (39%), Odebrecht Energia (18,6%), Andrade Gutierrez (12,4%), Cemig (10%) e o Caixa FIP Amazônia Energia (20%).