Notícias

Entorno da igreja de Santo Antônio é revitalizado

A Santo Antônio Energia iniciou, no dia 20 de agosto, as obras do entorno da igreja de Santo Antônio, que receberá um novo projeto urbanístico e paisagístico que deixará o local ainda mais atrativo para os porto-velhenses e turistas e preparado para os festejos do centenário do templo, no próximo ano.

 

As obras que consistem na recuperação e revitalização do entorno da igreja estão previstas no Termo de Referência assinado pela Santo Antônio Energia. O projeto foi aprovado em 2011 pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como parte do processo de licenciamento ambiental em andamento pela Usina Hidrelétrica Santo Antônio.

 

Serão realizadas as obras dos estacionamentos para ônibus e carros, calçamento, pavimentação, paisagismo, acessibilidade aos portadores de necessidades especiais e drenagem da água das chuvas. Também serão instalados bancos, quiosques, lixeiras, sinalização, iluminação pública, café, lanchonete e uma loja de conveniência. O local ganhará um Centro de Memória dos Povos Indígenas com uma oca estilizada, área para exposições, lanchonete e banheiros públicos.

 
As obras possuem investimento de R$ 3,5 milhões, provenientes da Santo Antônio Energia, e serão concluídas em abril do próximo ano. “Vamos revitalizar esta área que representa a origem e o berço de Porto Velho. O local onde a cidade nasceu ficará com nova roupagem”, afirma o coordenador de Sustentabilidade da concessionária, Alexandre Queiroz. Ao final da obra, o local será entregue para o município de Porto Velho, que irá fazer a gestão do espaço e será responsável por sua utilização.

 
A realização das obras irá requerer um pouco de paciência e de compreensão dos porto-velhenses, já que o trânsito de veículos estará impedido a partir da ponte de madeira que dá acesso à igrejinha. Os fiéis e visitantes devem estacionar seus carros antes da ponte e seguir para a igrejinha a pé. Durante as obras as atividades no templo irão ocorrer normalmente.
 
Foto: Coordenador de Sustentabilidade da concessionária, Alexandre Queiroz.
Eliênio Nascimento – Ag. Imagem News