Notícias

Enrocamento em ritmo acelerado

A Santo Antônio Energia prossegue com as obras de enrocamento iniciadas no dia 11 de fevereiro, que consistem na colocação de rochas nas margens do rio Madeira para a proteção das encostas. Já foram feitos 3.090 metros de proteção em toda faixa da margem direita, incluindo o bairro Triângulo, de um total de 5.000 metros previstos, e já foram lançados cerca de 84.000 metros cúbicos de rocha, a mesma quantidade do volume de concreto que foi utilizado no Maracanã, que foi em torno de 80.000 metros cúbicos. O trabalho é executado com o auxílio de duas balsas vindas de Manaus. Cada uma delas tem capacidade de transportar até 23 caminhões basculantes por vez.

 

Esta semana começaram os trabalhos de acabamento na crista do enrocamento. As obras prosseguirão nos trechos não habitados desde a usina até o igarapé Bate Estaca. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em abril, porém, o trecho do bairro Triângulo terminará até o final deste mês de março.

 

A empresa continua cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado no dia 3 de fevereiro para garantir a segurança das famílias que moravam em áreas de risco iminente no bairro Triângulo. As 572 pessoas que estavam em situação de risco foram transferidas para áreas seguras e permanecem em local provisório onde recebem a assistência necessária, como as refeições diárias e serviços de lavanderia. Seus bens foram catalogados, com acompanhamento de um tabelião, e devidamente guardados em depósitos. As 126 crianças em idade escolar continuam sendo transportadas para as instituições de ensino.