Notícias

Moradoras de reassentamentos participam do Outubro Rosa

Neste “Outubro Rosa”, moradoras dos sete reassentamentos construídos pela Santo Antônio Energia  estão participando da campanha “Um Toque pela Vida”, que conscientiza para a importância da prevenção ao Câncer de Mama e ao Câncer de Colo do Útero, que são os mais comuns na população feminina. A ação é realizada pela Santo Antônio Energia desde 2013 e este ano contempla mais de cem mulheres.

Enfermeiras dos postos de saúde dos reassentamentos estão realizando palestras para os grupos de mulheres, orientando para que façam o autoexame das mamas e para que procurem os serviços de saúde para a realização de exames preventivos.

No reassentamento Riacho Azul, localizado na margem esquerda do rio Madeira, a cerca de 20 quilômetros da área urbana de Porto Velho, as orientações foram divulgadas durante uma oficina de artesanato. Enquanto as mulheres aprendiam a fazer pintura em madeira reciclada, ocorria o bate papo sobre a importância dos cuidados com a saúde e a prevenção às doenças. “Sempre oferecemos cursos de artesanato como crochê, pintura em tecido e reciclagem para as moradoras dos reassentamentos e aproveitamos estes momentos em que estão todas reunidas para conscientizarmos sobre vários assuntos. O tema deste mês é a prevenção ao câncer de mama e de colo do útero”, explica a responsável pela ação, Lilian Campana, que é analista de Comunicação Social da Hidrelétrica Santo Antônio.

Uma das alunas mais assíduas dos cursos de artesanato é Daniele Prado que não perde uma oportunidade de aprender coisas novas. “Se eu estivesse em casa, estaria vendo televisão. Aqui no curso eu me reúno com as meninas da comunidade, a gente conversa e aprende coisas novas”, conclui. 

Comments Off on Moradoras de reassentamentos participam do Outubro Rosa