Notícias

Artigo premiado propõe método para maior vida útil dos transformadores

Um artigo sobre um método de melhoria da performance e da vida útil dos transformadores da Hidrelétrica Santo Antônio, coescrito por um dos engenheiros da usina, foi premiado como um dos melhores artigos técnicos do III Simpósio Brasileiro de Sistemas Elétricos, ocorrido em agosto de forma virtual. Como premiação, uma versão ampliada do artigo será divulgada em uma publicação científica reconhecida mundialmente: o Journal of Control, Automation and Electrical Systems.

Um dos autores, o engenheiro coordenador de Manutenção da Hidrelétrica Santo Antônio Antônio, José Batista Ferreira Neto, explica que o artigo demonstra a utilização de Redes Neurais Artificiais (RNA), que são métodos matemáticos que visam simular o processo de aquisição de conhecimento de um cérebro humano, como ferramenta de previsão da temperatura do óleo dos transformadores de potência, garantindo que as operações sejam feitas dentro dos limites determinados pelas normas e evitando a degradação dos equipamentos. “O conhecimento da temperatura de operação em transformadores de potência é de grande importância para garantir sua operação segura e o prolongamento de sua vida útil. Em casos em que se tem o conhecimento das condições de operação futuras, como o despacho de energia por usinas geradoras, a utilização de um modelo com redes neurais é uma informação valiosa para manter o equipamento em suas condições de operação ideais”, revela o engenheiro.

O artigo é fruto de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em parceria entre a Santo Antônio Energia, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a empresa de tecnologia Vegoor.

Comments Off on Artigo premiado propõe método para maior vida útil dos transformadores