Notícias

Empresa reforça proteção de áreas ambientais

Uma faixa de terra existente ao longo do reservatório da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, com uma largura média que varia de 30 a 500 metros, está recebendo mudas de árvores nativas para formação de uma Área de Preservação Permanente (APP), como determina uma resolução do Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama. Esta área deve ser protegida pela concessionária Santo Antônio Energia e é fiscalizada por órgãos ambientais.

 

O Coordenador Fundiário da concessionária, Ivan Silveira, explicou que a Santo Antônio Energia tem a obrigação de proteger a APP e que, “se necessário, e por determinação da lei, adotará as medidas cabíveis para preservar as matas ciliares que estão sendo formadas, impedindo possíveis invasões e uso irregular”.

 

Para cumprir a legislação, a Santo Antônio Energia já adquiriu todas as áreas necessárias para a formação de APPs, sinalizou com placas as áreas de preservação e está aplicando recursos para a proteção de toda a extensão que vai da usina até o distrito de Jacy-Paraná, com a implantação e efetivo exercício de vigilância patrimonial e construção de cercas.

 

Silveira destaca que todo o programa de remanejamento e indenização está completo e que não há perspectivas de novos processos deste tipo.