Notícias

Empresa investe em Educação Ambiental

As 40 famílias residentes no reassentamento Novo Engenho Velho, na margem esquerda do rio Madeira, receberam no dia 25 de agosto uma programação especial para discussão dos assuntos relacionados ao lugar onde moram de uma maneira mais lúdica. É a “Tenda Ecos do Madeira”, que levará para a comunidade brincadeiras e atividades culturais, como peça de teatro e show do cantor e compositor “beradeiro” Caribé, que lançou um novo CD em maio deste ano.

 

Trata-se do primeiro evento da nova fase dos Programas de Educação Ambiental e Comunicação Social da UHE Santo Antônio que, a partir deste mês, passam a ser desenvolvidos de forma integrada.

 

Em vez de reuniões e apresentações, haverá “rodas de prosa” sobre temas como fortalecimento social, gênero, comunicação comunitária, valorização cultural e destinação de resíduos. Estes temas serão abordados de forma leve, servirão como uma espécie de “aperitivo”, ou melhor, como atividade deflagradora das próximas ações.

 
“Optamos por proporcionar ao morador um dia diferente e agradável, de modo que ele tome conhecimento e se aproxime naturalmente desse novo momento. Dessa forma, o entretenimento é o ponto chave dos eventos e, entre uma atração e outra, faremos as rodas de prosa”, explica a jornalista Juliane Calaes, coordenadora de Comunicação Social.

 
Para a realização dessa nova etapa dos Programas de Comunicação Social e Educação Ambiental da Santo Antônio Energia, foi contratado o Centro de Pesquisas de Populações Tradicionais – CPPT Cuniã. O projeto “Tenda Eco do Madeira” teve sua estreia nos reassentamentos Riacho Azul e São Domingos e a programação ainda inclui os reassentamentos Vila Nova de Teotônio, Santa Rita, Morrinhos e Parque dos Buritis, em Jacy-Paraná.