Notícias

É lançada campanha contra queimadas

As 326 famílias residentes nos reassentamentos rurais e na Vila Nova de Teotônio participarão de campanha de conscientização que a Santo Antônio Energia e o Batalhão da Polícia Ambiental estão lançando. Os moradores dos reassentamentos receberão uma cartilha com orientação para não queimar o lixo doméstico, prática que pode resultar em incêndios com risco de se alastrar em grandes extensões nesta época do ano. O trabalho foi iniciado no dia 4 de agosto, com distribuição de cartilhas e visitas aos reassentados.

 

A conscientização e a participação das pessoas para evitar o uso do fogo para queima de lixo ou limpeza de área nos reassentamentos é muito importante. O uso do fogo nos sítios é uma prática perigosa e causa prejuízos às pessoas e à natureza.

 

A campanha será feita de porta a porta em seis dos sete reassentamentos (no Parque dos Buritis, em Jacy-Paraná, há coleta de lixo domiciliar) e nas escolas existentes nos reassentamentos, para que não ocorram mais incêndios como os registrados nos reassentamentos de Morrinhos (na margem direita do rio Madeira) e São Domingos (margem esquerda).

 

A equipe técnica da Santo Antônio Energia contará com a participação de policiais do Batalhão da Polícia Ambiental. Também está envolvida a ONG CPPT Cuniã, entidade contratada pela concessionária na área de Comunicação Social e que fará a distribuição das cartilhas. Além disso, faz parte da campanha a equipe técnica de ATES, da EMATER-RO, empresa contratada para prestar assessoria técnica, social e ambiental aos reassentados, que continuará a orientação sobre os riscos que as queimadas representam para a saúde das pessoas e para a economia do produtor rural, que pode perder sua casa e toda sua produção.
 
A cartilha contém dicas para se evitar a propagação do fogo em limpeza de terrenos ou simples queima de lixo e informa os telefones que podem ser usados para avisar sobre incêndios nos reassentamentos rurais ou para pedidos de orientação, que são os do BPA (69) 3230-1080 / 3230-1777 e da Santo Antônio Energia 0800 647 1150 (ligação gratuita).