Notícias

Décima turbina entra em operação comercial

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou o início da operação comercial da 10 unidade geradora da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO), atingindo a potência de 713,5 MW, energia suficiente para abastecer mais de 3 milhões de residências. O aval foi publicado no dia 18 de janeiro, no Diário Oficial da União.

 

Esta é a segunda unidade da Casa de Força II, localizada na margem esquerda do rio Madeira, em funcionamento, que também iniciou os testes da 11 unidade. A usina já opera plenamente as oito turbinas da Casa de Força I, na margem direita, e mantém dentro da previsão seu cronograma de obra e de geração.

 

De acordo com o cronograma, outras 17 turbinas entrarão em operação comercial durante 2013, somando 27 unidades geradoras em funcionamento. Ou seja, até o final deste ano a usina estará operando com mais de 60% da sua capacidade total.
 
Já em novembro de 2015, quando estiver em pleno funcionamento com todas as suas unidades em operação, a hidrelétrica terá capacidade para gerar 3.150,4 MW, atendendo a demanda de energia de mais de 40 milhões de pessoas em todo o país.
 
A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, que iniciou a operação comercial em março de 2012, com nove meses de antecedência em relação ao cronograma original, soma um investimento total de R$ 16 bilhões, dos quais R$ 1,6 bilhão está sendo aplicado em ações socioambientais.