Notícias

Criação de tambaqui é destaque na Vila Nova de Teotônio

A Vila Nova de Teotônio, localizada a 40 quilômetros da capital, é um dos destinos de porto-velhenses e turistas que procuram uma bela paisagem para desfrutar de momentos de lazer ou de descanso. Mas além do turismo, outra atividade começa a se destacar: a piscicultura, que tem tudo para se tornar mais uma importante fonte de renda para os moradores da comunidade.

Uma área de 13 hectares, o equivalente a 13 campos de futebol, foi preparada na vila com a construção de 19 tanques escavados, também chamados de viveiros, para receber o projeto de piscicultura comercial do tambaqui, que está sendo implantado pela Santo Antônio Energia. Os primeiros 15.300 alevinos de tambaqui, com dois meses de vida e cerca de três centímetros de comprimento, comprados pela concessionária de um produtor licenciado de Rondônia, foram colocados nos viveiros na última sexta-feira. Outros 15.300 alevinos chegarão ao projeto entre dezembro deste ano e janeiro de 2018.

Os alevinos estão sendo alimentados com ração e passarão por um processo de engorda para que daqui a oito meses, quando atingirem dois quilos, possam ser destinados para a comercialização nos frigoríficos do Estado. Esta primeira safra do projeto de piscicultura está sendo executada pela Santo Antônio Energia para que seja averiguada a viabilidade econômica. Depois disso, no próximo ano, a intenção é de que a própria comunidade da Vila Nova de Teotônio dê continuidade ao projeto.

Comentários desativados em Criação de tambaqui é destaque na Vila Nova de Teotônio