Notícias

Criação de galinha caipira vai ampliar renda de moradores de Morrinhos

imageA criação de galinha caipira para corte tem tudo para se tornar uma das principais fontes de renda para moradores do reassentamento de Morrinhos, localizado a cerca de 50 quilômetros de Porto Velho. O pontapé inicial foi dado no ano passado quando a Santo Antônio Energia, atendendo um pedido dos moradores, forneceu os materiais necessários para a estruturação do projeto e a própria comunidade construiu os aviários.  A concessionária também disponibilizou os pintinhos e a ração para os primeiros três ciclos de produção.

Todo o apoio técnico foi dado pela Emater que ensinou o sistema de criação, orientou com relação às medidas sanitárias, vacinação, prevenção de doenças,  custos de produção e a alimentação das aves com o chamado manejo alimentar que aliou à ração restos de hortaliças, frutas e macaxeiras que são cultivados nos lotes dos moradores. “Conquistamos parcerias para a compra de ração direto com o produtor, o que barateou o custo de produção, mas também acrescentamos como alternativa alimentar os restos das produções dos lotes que além de serem saudáveis agregam valor  e sabor na carne das aves”, explica o  veterinário da Emater, Érico Azevedo.

O fornecimento dos materiais e as orientações possibilitaram a implantação de três unidades demonstrativas de criação de galinha caipira em Morrinhos, sendo delas no lote do senhor Tomaz Cardoso, de 69 anos. Ele conta que ganhou os pintinhos com um dia de vida e que agora aguarda o término do ciclo de 90 dias, quando as galinhas atingirão dois quilos e poderão ser comercializadas. “Eu já criava galinhas quando morava no Joana D´Arc. Quando me mudei para cá recebi o apoio da Santo Antônio Energia e da Emater para ampliar os trabalhos”, declarou. “Estou com 350 galinhas e daqui a poucos dias começarei a vendê-las. Estou muito feliz e tenho fé em Deus que este trabalho dará muito certo”, salientou.

Para mostrar cada detalhe dos trabalhos do lote do sr. Tomaz para outros moradores de Morrinhos e arredores, a concessionária e a Emater realizaram um Dia de Campo que contou com a presença de cerca de 80 pessoas. Na ocasião, os pequenos  produtores rurais  aprenderam sobre o sistema de criação que pode garantir lucro médio de 25%. Caso se interessem em executar projeto semelhante em seus lotes, eles podem obter crédito via Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) com projeto elaborado pela Emater.

Comentários desativados em Criação de galinha caipira vai ampliar renda de moradores de Morrinhos