Notícias

Começa a entrega de implementos agrícolas

A Santo Antônio Energia, concessionária responsável pela implantação e operação da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, iniciou a entrega de tratores e implementos agrícolas para os reassentamentos rurais das comunidades localizadas à montante da barragem. Os equipamentos serão usados em um projeto de desenvolvimento de agricultura familiar e pela associação que representa os lotes remanescentes do projeto Joana D´Arc III. A entrega dos tratores e implementos agrícolas atende uma reivindicação dos reassentados e das comunidades feita em novembro do ano passado e está inserida no Programa de Apoio para a Reorganização das Atividades Produtivas.

 

Estão sendo entregues tratores e carretas agrícolas, distribuidores de calcário, roçadeiras, grades aradoras e niveladoras, plainas agrícolas e plantadoras de mandioca, em um investimento total da Santo Antônio Energia de R$ 552.497,61. Todo o maquinário será entregue até o dia 20 abril, beneficiando cerca de 400 moradores da comunidade Flor do Amazonas, Associação Joana D´Arc III e os reassentamentos São Domingos, Riacho Azul e Morrinhos.

 

A Associação dos Reassentados do Riacho Azul (Asprazul) recebeu um trator e um reboque agrícola no dia 30 março. A Asprazul receberá também grades aradoras e niveladoras, plaina agrícola e uma plantadora de mandioca. Segundo a presidente da associação, Neuraci Monteiro Nascimento, os equipamentos ajudarão os 40 moradores do reassentamento no preparo da terra para o cultivo da mandioca e no seu transporte para a casa de farinha, deixando para trás a época em que os moradores precisavam pagar pelo aluguel das máquinas.

 

No mesmo dia, a associação do reassentamento São Domingos também foi contemplada com um trator e um reboque agrícola. Na ocasião, a equipe da Santo Antônio Energia foi recebida com fogos de artifício e muita festa pela comunidade. “Estamos muito contentes com a conquista porque este maquinário nos ajudará na produção e no transporte da mandioca, do milho e do adubo”, disse o presidente da associação, José Carlos Ferreira. “Teremos a ajuda das máquinas para substituir o trabalho que realizávamos manualmente e que era muito difícil”, acrescentou o agricultor Antônio Cordeiro. Além do trator e do reboque, a associação do São Domingos ganhará grades aradoras e niveladoras, plaina agrícola e plantadora de mandioca. Os maquinários e implementos possibilitarão melhores resultados na produção agrícola e na obtenção de renda para as famílias participantes.