Notícias

Campanha contra queimadas tem saldo positivo

A Santo Antônio Energia e o Batalhão da Polícia Ambiental realizaram no início de agosto uma campanha de conscientização nos cinco reassentamentos rurais da concessionária e na Vila Nova de Teotônio. O objetivo foi orientar os moradores para que não realizem queimadas, comumente utilizadas para dar fim ao lixo doméstico ou para remoção de vegetação. O saldo foi positivo e a campanha foi bem aceita pelas comunidades. Desde que a ação terminou, em 15 de agosto, até o momento, nenhum foco de incêndio foi registrado nos reassentamentos.

 

Durante a campanha, que ocorreu de 4 a 15 de agosto, equipes da concessionária, Polícia Ambiental, ONG CPPT Cuniã e Emater visitaram cada uma das cerca de 320 famílias dos reassentamentos Riacho Azul, São Domingos, Novo Engenho Velho, Santa Rita, Morrinhos e Vila Nova de Teotônio. Em cada casa, as equipes distribuíram cartilhas e explicaram sobre os perigos das queimadas, que podem se alastrar por grandes extensões de terra, provocando incêndios principalmente na época de estiagem. As queimadas diminuem a fertilidade do solo e matam animais, sem contar a fumaça, que provoca o aumento das doenças respiratórias. Os moradores também receberam orientações para melhorar a produtividade do solo e para evitar a propagação do fogo.

 
A Santo Antônio Energia também está criando uma Brigada de Prevenção e Combate a Incêndios como uma das ações do Programa de Gestão Patrimonial e Ambiental da concessionária. A Brigada irá atuar no eventual combate ao fogo de pequeno e médio porte nas áreas do reservatório da UHE Santo Antônio, reassentamentos e áreas adjacentes. Serão 21 brigadistas e seis veículos equipados com abafadores, bombas costais, entre outros equipamentos. A expectativa é de que a Brigada comece a atuar na segunda quinzena de setembro. Enquanto isso, em caso de queimadas nos reassentamentos rurais ou para pedidos de orientação, a população deve ligar para o Batalhão da Polícia Ambiental 3230 1080 / 3230 1777 ou para a Santo Antônio Energia no 0800 647 6162.