Notícias

Agência Sueca de Gestão de Águas faz intercâmbio na Hidrelétrica Santo Antônio

AgenciaSueca_PreservacaoAgua

Na última semana, a Santo Antônio Energia apresentou os investimentos em ações de preservação da biodiversidade aquática para a implantação e operação da Hidrelétrica Santo Antônio, durante visita da Agência Sueca de Gestão de Águas (SwAM), realizada nos dias 19 e 20 de março. A equipe da Suécia esteve no Brasil para conhecer as práticas de sustentabilidade desenvolvidas na região devido a um Protocolo de Entendimento firmado entre os dois países.

Durante a visita, foram apresentados os Programas de Conservação de Ictiofauna (peixes), Monitoramento Limnológico (qualidade de água) e Hidrobiogeoquímico (mercúrio), além da realização de uma visita técnica ao Sistema de Transposição de Peixes construído para reproduzir as características necessárias para migração de cardumes durante o período da piracema. A equipe de Sustentabilidade apresentou também os procedimentos de resgate de peixes realizados durante as manutenções de turbinas e vertedouro.

Para Niklas Egriell, analista sênior em sustentabilidade da SwAM, os trabalhos realizados na hidrelétrica impressionam. “A maior parte das hidrelétricas da Suécia foi construída nos anos 50 e 60 e, atualmente, estamos avaliando a possibilidade de criar mais Sistemas de Transposição de Peixes. O Sistema que vimos aqui parece funcionar muito bem, pois se aproxima bastante das condições encontradas na natureza”, avaliou. Para a analista socioambiental da Santo Antônio Energia, Marcela Velludo, a troca de experiências é muito positiva para a melhoria contínua das ações. “Com esta visita podemos constatar, inclusive, que os métodos de monitoramento realizados aqui e também na Suécia são muito similares, o que demonstra a excelência nos cuidados ambientais”, finalizou a bióloga.