Notícias

Última etapa de concretagem da Hidrelétrica Santo Antônio

IMG_9594Nos próximos quinze dias será iniciada a construção do último bloco de fechamento da Hidrelétrica Santo Antônio que está sendo construída no rio Madeira, a sete quilômetros do centro de Porto Velho. A Santo Antônio Energia e o Consórcio Construtor Santo Antônio vão realizar o lançamento do concreto para implantar a última estrutura de fechamento do barramento da hidrelétrica chamada de barragem de gravidade. Esta unirá o eixo de todas as estruturas da Margem Esquerda (composta pelo vertedouro principal e Casas de Força 2 e 3) com as construções no leito do rio, que abrigam as Casas de Força 4 e 5 e o Sistema Extravasor de Troncos, incluindo todas as obras já concluídas e em operação da Margem Direita do rio Madeira.

Esta obra, que começa a ser construída para o fechamento da barragem, terá uma altura aproximada de 45 metros, o que equivale a um prédio de 15 andares.

Segundo o engenheiro Antônio de Pádua Guimarães, diretor técnico da Santo Antônio Energia, o evento é importante. “Para nós da equipe de Construção é um momento único porque consolida o compromisso com as metas estabelecidas no cronograma de obras que possibilitará o enchimento do recinto e a geração de energia das 18 máquinas instaladas no leito do rio Madeira, prevista para ocorrer no segundo semestre de 2015”.

Pádua explica ainda que este último trecho a ser construído significa o fechamento total do barramento da Hidrelétrica Santo Antônio. Os serviços de obras civis a serem implementados a partir de então, serão obras secundárias e de acabamento nas estruturas das Casas de Força 4 e 5 e no Extravasor de Troncos. A conclusão completa da hidrelétrica está prevista para novembro de 2016, com o funcionamento de 50 turbinas bulbo, que irão gerar um total de 3.568 MW, o que significa fornecer energia elétrica para mais de 45 milhões de pessoas em todas as localidades que são atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).