Tecnologia Avançada

A Hidrelétrica Santo Antônio é a quarta maior geradora hídrica de energia do Brasil e uma das 20 maiores hidrelétricas do mundo, apresentando a melhor relação entre megawatt (MW) gerado x área de reservatório: 9MW/km². Em novembro de 2016, sua construção foi concluída, atingindo 3.568 megawatts de potência instalada e garantia física de 2.424 megawatts médios. São 50 unidades no total, cada uma com potência média de 71,3 megawatts.

Tais características foram alcançadas porque a hidrelétrica foi projetada para alcançar a máxima eficiência com o mínimo impacto socioambiental. Esta proposta exigiu várias soluções inovadoras em engenharia e tecnologia. Uma das principais, do ponto de vista tecnológico, foi a instalação de turbinas bulbo, as maiores hoje em funcionamento no mundo.

A principal característica da Hidrelétrica Santo Antônio é o aproveitamento da alta vazão do rio Madeira para gerar energia com reservatório reduzido e pequena queda d´água. Este modelo de operação da usina, denominado fio d’água – que não faz estoque de água – permite que seu reservatório ocupe apenas 421,56 km2, área pouco superior àquela alagada nos períodos de cheia do rio Madeira e da qual 142 km2 correspondem à calha natural do rio.

Curiosidade: devido às suas dimensões e complexidade, o desenvolvimento das turbinas Bulbo exigiu a união de forças entre vários fabricantes de grande porte.

Popups Powered By : XYZScripts.com