Saiba Como

Para operar, a Usina Hidrelétrica Santo Antônio depende da combinação de diferentes estruturas. Veja como tudo acontece:

Vertedouros

São as estruturas de concreto responsáveis pelo escoamento do excesso de água da barragem nos períodos de cheia.

O vertedouro principal, com 15 vãos, foi construído na margem esquerda e o complementar, com 3 vãos, está localizado na margem direita do rio Madeira.

Os dois juntos permitem a passagem de um volume de água de até 84 mil m³/s.

Sistema de Transposição de Peixes (STP)

É o sistema implantado para garantir a migração de peixes rio acima, de forma que ultrapassem a usina e sigam normalmente o seu caminho na época da piracema.

O projeto do STP foi estudado por dois anos em um canal experimental construído no próprio rio – iniciativa inédita no Brasil – projetado em escala real para testar o comportamento dos peixes em condições semelhantes àquelas do local onde hoje está o sistema definitivo.

Localizado na Ilha do Presídio (próxima à margem direita do rio), o Sistema de Transposição de Peixes é um corredor que reproduz as características do rio, com corredeiras, barreiras naturais e vazão compatível, o que permite que os peixes se acostumem e sigam seu ciclo natural.

O sistema está funcionando desde dezembro de 2011 e passou com êxito por sua primeira piracema, com a usina já em funcionamento.

Grupos Geradores (GG)

A Hidrelétrica Santo Antônio conta com quatro grupos geradores (ou casas de força) que podem operar de forma independente.
O grupo gerador 1 está localizado na margem direita do Rio Madeira e conta com 8 turbinas.
Na margem esquerda do rio há dois grupos geradores, o 2 e o 3 com 12 turbinas cada.
O grupo gerador 4, com 18 turbinas, fica no leito do rio.

Turbinas

As turbinas Bulbo geram energia com vazão variável e baixas quedas, dispensando a formação de grandes reservatórios, reduzindo os impactos ambientais.
A água que passa pelas turbinas movimenta as suas pás que estão conectadas a um gerador.
O gerador transforma então a energia hidráulica em energia elétrica. As turbinas ficam agrupadas nas casas de força.

Áreas de Preservação Permanente (APP)

São extensões de terra que preservam a natureza nas margens de rios, lagos e reservatórios, áreas consideradas de importância para a conservação e preservação dos animais e das plantas. O reservatório da Usina Hidrelétrica Santo Antônio possui uma APP com 30 mil hectares.

Popups Powered By : XYZScripts.com