Notícias

Sustentabilidade e Inovação na destinação de resíduos da Hidrelétrica Santo Antônio

Estão concluídas as obras de construção da Central de Tratamento e Destinação Final de Resíduos da Hidrelétrica Santo Antônio, que é uma das mais modernas de Rondônia e que funcionará durante todo o período de concessão do empreendimento.

Localizada na margem direita da hidrelétrica, em uma área de aproximadamente três hectares, equivalente a três campos de futebol, a central dará destinação ambientalmente adequada para todos os resíduos gerados pela hidrelétrica. A expectativa é de que a central comece a operar nos próximos dias, logo após a Licença de Operação a ser expedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema).

Para a reciclagem irão papéis, plásticos, borrachas e vidros. Os restos de comida do restaurante, somados a restos de madeira que serão triturados, irão virar adubo orgânico a ser usado nas ações de paisagismo do empreendimento. Resíduos ambulatoriais ou materiais sujos com óleo e graxa continuarão sendo recolhidos por uma empresa especializada em incineração. Óleos também continuarão a ser encaminhados para uma empresa de rerrefino que, através de um processo industrial, faz a “reciclagem” da substância, tornando-a apta a ser reutilizada, evitando que seja descartada no meio ambiente.

Já os rejeitos, ou seja, os materiais não recicláveis, serão levados para as células da Central de Resíduos que são “forradas” com uma manta de material especial, que impede a contaminação do solo. Diariamente, as células serão cobertas por terra, para que o resíduo não fique exposto. Gases serão drenados e o chorume, que é o líquido originário do lixo, será tratado na Estação de Tratamento de Esgoto, construída especificamente para essa finalidade. Após o término da vida útil de cada célula, que é de aproximadamente três anos, ela será fechada e revegetada.

Comentários desativados em Sustentabilidade e Inovação na destinação de resíduos da Hidrelétrica Santo Antônio