Notícias

Parceria entre a Hidrelétrica Santo Antônio e Defesa Civil contribui com ações de prevenção na cheia do Madeira

Com a chegada do período chuvoso, representantes da Santo Antônio Energia e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil se reuniram na hidrelétrica, reafirmando a parceria já existente para o compartilhamento de informações,  principalmente as relacionadas as previsões de vazão na época de cheia.

A Santo Antônio Energia continuará munindo a Defesa Civil com dados sobre a  vazão do rio Madeira, que é monitorado diariamente pela hidrelétrica. Estas informações contribuem para os trabalhos da coordenadoria relacionados ao monitoramento de eventuais cheias do rio e,  consequentemente, com as ações de prevenção. “Esta parceria e a interação com a usina são muito importantes porque nos antecipa as informações de vazão em tempo hábil, o que facilita nossas ações de prevenção ou de contingência”, explica o coordenador da Defesa Civil, Marcelo Santos.

Durante a reunião, o gerente de Operação da hidrelétrica, Sérgio Taidi, reforçou junto aos integrantes da Defesa Civil  que a usina é a fio d´água, não tendo o reservatório capacidade de armazenamento, ou seja, toda a água que chega na barragem passa por ela. Com o período de cheia se aproximando, a empresa manifestou preocupação em relação às ocupações irregulares que ainda persistem nas margens do Madeira, principalmente as existentes na área abaixo do empreendimento.

A relação da usina com o órgão é bastante próxima. Em março deste ano, a Santo Antônio Energia atendeu um pedido da Defesa Civil com a doação de vários Equipamentos de Proteção Individual (EPI), totalizando mais de 200 itens que são usados nas ações de prevenção. “Reconhecemos a importância dos trabalhos da Defesa Civil e, por isso, estamos tão próximos, seja disponibilizando informações ou ajudando no que for possível”, conclui o gerente.

Comentários desativados em Parceria entre a Hidrelétrica Santo Antônio e Defesa Civil contribui com ações de prevenção na cheia do Madeira