Notícias

Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré

A população de Porto Velho pode comemorar o início das obras que fazem parte do importante projeto de revitalização do complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, resultado de uma parceria entre a Santo Antônio Energia e a Prefeitura Municipal.

Foram iniciados nos últimos dias os trabalhos de construção do enrocamento na margem direita do rio Madeira, no trecho de 600 metros que compreende a praça da Madeira-Mamoré. “Esta é mais uma ação da empresa em parceria com a Prefeitura de Porto Velho para beneficiar a população ”, declara o diretor de Operações da Santo Antônio Energia, Dimas Maintinguer.

O enrocamento é uma proteção feita com rochas para evitar a erosão natural das margens do rio, provocada pelas variações do ciclo hidrológico do Madeira. Todos os trabalhos estão sendo feitos a partir do rio, ou seja, com o uso de balsas. Até o final das obras, previstas para durarem cinco meses, serão usadas cerca de 500  mil toneladas de rochas da época da construção da Hidrelétrica Santo Antônio e que atualmente estão estocadas na margem esquerda do rio. 

Mais de 50 pessoas trabalharão nas obras que devem seguir até fevereiro do próximo ano. Apenas após a conclusão desta proteção das margens do Madeira será iniciada a revitalização da praça, justamente para evitar com que a alta vazão do rio prejudique os trabalhos.

Comentários desativados em Iniciadas as obras de proteção das margens do rio na região da Madeira-Mamoré