Transmissão

A Hidrelétrica Santo Antônio está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de duas linhas de transmissão em alta tensão (500 kV) e corrente contínua. E outra linha de 230kV construída para atender ao consumo exclusivo dos Estados de Rondônia e Acre. Com extensão de 2.400 km – as mais longas do mundo – essas linhas ligarão a subestação conversora construída na cidade de Porto Velho, em Rondônia, à subestação de Araraquara, no estado de São Paulo, após atravessar cinco estados e 90 municípios.

Por meio da subestação de Araraquara, a produção da Hidrelétrica Santo Antônio é colocada no Sistema Interligado Nacional (SIN) e distribuída aos consumidores de todas as regiões do país. Além disso, este sistema de transmissão permite a conexão total do estado de Rondônia ao SIN, também realizada parcialmente pelo sistema Acre-Rondônia.

Os benefícios dessa conexão são o aumento da quantidade, qualidade e confiabilidade da energia elétrica recebida. Outra decorrência será a desativação das térmicas instaladas na região e que, abastecidas por óleo diesel, de menor confiabilidade e eficiência, têm custo elevado e produzem grande volume de emissões durante a operação.

Popups Powered By : XYZScripts.com