Notícias

Dourada, Babão e Filhote também serão reproduzidos em laboratório da Hidrelétrica Santo Antônio

Após o sucesso da reprodução em cativeiro da piramutaba, ocorrido de forma pioneira no Brasil com o nascimento de alevinos no ano passado, o Laboratório de Reprodução de Peixes da Hidrelétrica Santo Antônio se prepara para um novo feito: aplicar este conhecimento adquirido com a piramutaba para realizar a reprodução em cativeiro de outras três espécies de grandes bagres migradores do rio Madeira: a Dourada, o Babão e o Filhote. Estas espécies foram escolhidas devido à importância econômica, já que possuem grande valor comercial para a comunidade ribeirinha que vive da pesca na Amazônia.

Os primeiros passos para iniciar a reprodução em cativeiro desses bagres já foram dados. Toda a infraestrutura do laboratório de peixes está pronta e já foram produzidas em cativeiro as curimbas, que serão utilizadas para a alimentação da Dourada, do Babão e do Filhote. “Com as curimbas nascidas aqui no laboratório em fevereiro vamos garantir uma alimentação natural e saudável para estes grandes bagres”, explica a bióloga da Santo Antônio Energia, Marcela Velludo.

Os próximos passos serão o recolhimento do sêmen do macho da Dourada para armazenamento e posterior tentativa de fecundação. “Sabemos das dificuldades que teremos porque a Dourada fêmea, geralmente, prefere água mais fria para desovar, mas estamos otimistas de que iremos conseguir registrar a reprodução em cativeiro dessa espécie”, acrescenta a bióloga.

No futuro, a intenção é de que todas as técnicas desenvolvidas no Laboratório de Reprodução de Peixes da hidrelétrica sejam divulgadas para que possam ser aplicadas por piscicultores de Rondônia, ampliando ainda mais a capacidade de produção no estado.

Laboratório de Reprodução de Peixes
Instalado na Hidrelétrica Santo Antônio, o laboratório tem o objetivo de desenvolver técnicas de reprodução e criação de alevinos (filhotes) de peixes migradores do rio Madeira. O investimento é da Santo Antônio Energia com recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Comentários desativados em Dourada, Babão e Filhote também serão reproduzidos em laboratório da Hidrelétrica Santo Antônio